Viva sua natureza.
Os produtos da linha Natura Ekos unem a tradição popular ao uso sustentável de ativos da biodiversidade brasileira, despertando a consciência de que somos parte de uma só natureza e do quanto somos responsáveis por tudo aquilo que nos cerca. A linha Natura Ekos busca preservar e difundir nosso patrimônio ambiental, cultural e social, criando riquezas para todos. Imersos nos prazeres das águas e no despertar dos toques de cada banho, os produtos Natura Ekos, com extratos vegetais, óleos essenciais, cores da terra, texturas e fragrâncias da natureza, foram especialmente concebidos para proporcionar prazer e bem-estar.
LEIA MAIS SOBRE Á NATURA EKOS:
Na virada para o ano 2000, todas as expectativas da humanidade se voltam para os novos tempos. Surge então Natura Ekos, para corresponder a essas expectativas e buscar um novo modelo de criar e produzir dentro da indústria cosmética. Um modelo que tem a consciência de que a natureza é inspiração para os relacionamentos. Que se propõe, desde o princípio, a “(re)descobrir, ressaltar, valorizar, preservar e difundir o patrimônio natural, cultural e social do Brasil, despertando em cada indivíduo a consciência, através de seus produtos, de que o homem e natureza são um só”.
Pesquisando as tradições, cultura e ativos da biodiversidade brasileira, Natura Ekos é lançada como um ampla linha de produtos como sais de banho, emulsões cremosas, sabonetes esfoliantes, shampoos, condicionadores e óleos trifásicos. Os primeiros ativos utilizados são 12: andiroba, castanha-do-brasil, maracujá, buriti, cupuaçu, pitanga, guaraná, lima-da-terra, macela-do-campo, madeira em flor, folha fresca e flor d’água.
E, no contexto do homem como parte integrante do universo e da natureza, adota os slogans “Você está aqui” e “Viva Sua Natureza”, estimulando o uso consciente dos recursos naturais de nosso planeta.
2001 – Crescimento da linha e novidades
Em 2001, o leque de opções de produtos da Natura Ekos começa a crescer e são lançados o sabonete, o sabonete esfoliante e o óleo trifásico à base de mate verde, um dos mais importantes ativos da mata atlântica brasileira, que empresta aos produtos suas propriedades medicinais e cosméticas.
2002 – Inovação: novas áreas a serem exploradas
No terceiro ano da linha, Natura Ekos inova trazendo para o mercado o Ekos Ambientes, com óleos essenciais brasileiros aromatizadores. Os ativos utilizados nesses produtos são a copaíba e o cumaru.
Outra novidade foi a transição do slogan “Viva sua Natureza” para “Bem estar bem”.
2003 – Vegetalização da linha de sabonetes
Sempre em busca de novidade, 2003 é o ano da aposta nos sabonetes da linha Ekos. Todas as bases de sabonetes em barra passam a ser vegetais e um novo ativo entrou para a família: o murumuru. A comunicação da marca também teve enfoque nos sabonetes, apostando na textura dos produtos.
É o primeiro ano da linha temática de Ekos, a chamada Tempos, que trouxe o mix de produtos conforme a safra de seus ativos: tempo de andiroba e de maracujá foram os primeiros.
Com os banhos em destaque, a linha ganha novos itens inspirados na cultura de Belém do Pará, famosa por seus cheiros e banhos cheios de ervas e da sabedoria de mulheres erveiras. Essa foi a inspiração para o primeiro produto da linha Perfumes do Brasil, o breu branco.
2004 – A verdadeira essência do nosso país
Em 2004 aparece o conceito “A verdadeira essência do nosso país”. Com ele, várias novidades, como o primeiro lançamento virtual (com tempo pré-determinado) de Natura Ekos: a água de banho da felicidade.
Também são lançados o segundo Perfume do Brasil, de priprioca, e mais novidades na linha Tempos com as safras de pitanga (shampoo, condicionador, frescor, óleo trifásico e mini-sabonetes), castanha-do-brasil (óleo de banho puro vegetal, polpa cremosa, shampoo, condicionador e sabonete líquido) e buriti (sabonete puro vegetal esfoliante, óleo trifásico e polpa desodorante).
2005 – Consolidação da marca
O ano de 2005 consolida os conceitos de Natura Ekos, trabalhados entre 2000 e 2004. É, assim, um ano de muito trabalho com foco nos produtos.
Neste ano, a Natura abre sua primeira loja na França, iniciando um processo de internacionalização da marca: “L’autre nature de la beauté” (“a outra natureza da beleza”)!
Os produtos da linha Natura Ekos ganham novos rótulos e todos os sabonetes da linha barra deixam de ser fabricados com óleo de origem animal e passam a ser produzidos com extrato de origem vegetal (óleo de palma). É a vegetalização 100%.
Entram para a linha mais águas de banho com lançamento virtual (a da Sorte e de São João); e a linha Tempos teve priprioca (sal de banho, elixir óleo para corpo, polpa banho cremosa para corpo e sabonetes) e a segunda safra de maracujá (com sabonetes em barra e esfoliante), que inspiram os consumidores a se deixar guiar pelos sentidos.
2006 – Natura Ekos em expansão
A internacionalização da marca se expande em 2006. Este ano também conta com o lançamento da Revista Natura e a comunicação passa a ser separada por ativos.
Mas as grandes novidades são o lançamento das linhas Natura Ekos Rosto e Momentos, da essência do brasil e o frescor de copaíba.
Em Natura Ekos Rosto, os novos produtos são: seiva em creme, espuma cremosa de limpeza máscara purificante e óleo de massagem para o rosto.
Já a linha Momentos vem com ativos de andiroba (sabonete em creme, óleo de massagem e creme para pentear), castanha-do-brasil (seiva em creme para o rosto, espuma cremosa de limpeza para o rosto, seiva esfoliante para o rosto, máscara purificante para o rosto, óleo disciplinante para cabelos, banho de óleo pré-shampoo, sabonete em creme e óleo trifásico) e guaraná.
2007 – Saboaria em evidência
Em 2007, a base dos sabonetes em barra de Natura Ekos passa a ser produzida na nova unidade industrial Benevides, em Belém do Pará. Uma nova saboaria que concretiza o sonho da Natura em fazer sabonetes na região Norte do país (onde se localizam boa parte dos agricultores que nos fornece matérias-primas) e promover o desenvolvimento das comunidades locais, preservando espécies e melhorando a qualidade dos sabonetes para o consumidor (sabonetes 100% vegetais e com 5% de glicerina pura, para uma maior maciez, cremosidade e espumação durante o banho).
Além disso, neste ano todos os óleos trifásicos passam pelo processo de vegetalização, passando a ser produzidos com óleo de origem vegetal (palma).
É um ano de grandes novidades em produtos, com o lançamento de Natura Ekos Brumas de Leite: três hidratantes líquidos e de rápida absorção devido à sua fórmula nanotecnológica, disponível nos ativos de castanha-do-brasil, maracujá e andiroba.
Natura Ekos passa a criar produtos com o ativo cupuaçu: bruma de leite hidratante, shampoo e condicionador para cabelos mistos, sabonete líquido em creme para as mãos, polpa cremosa hidratante para as mãos, polpa cremosa hidratante para o corpo e sabonete líquido em creme para o corpo.
Ainda nos lançamentos, a linha ganha: sabonetes vegetais em barra bifásicos, ou seja, metade cremoso, metade esfoliante, disponíveis nos ativos de buriti e andiroba; o frescor castanha; sabonetes em barra puro vegetal mesclados; e a embalagem única com quatro sabonetes diferentes: cupuaçu, pitanga, maracujá e andiroba.
No campo da mídia, a Natura foi uma das marcas protagonistas na grande campanha que comunicou a nova saboaria, a unidade industrial Benevides, em Belém do Pará. Foi realizada, também, campanha de mídia TV e impressa para Natura Ekos Brumas de Leite.
2008 – Ano de grandes inovações
Um ano de grande inovação: intensifica-se o processo de desenvolvimento de fórmulas de alguns produtos para hidratação corporal a partir de nanotecnologia, ou seja, fórmulas cujas partículas são muitas vezes menores, quando comparadas com fórmulas atuais. Assim, sua fórmula é mais leve, seu poder de hidratação maior e sua absorção muito mais rápida.
Um novo ativo chega à linha Natura Ekos, o cacau. São lançados: polpa hidratante para pernas e pés, frescor, polpa cremosa hidratante para o corpo, manteiga esfoliante para o corpo, manteiga labial e óleo em barra, produtos que resgatam a tradição em hidratação que esse ativo possui.
Em 2008, também é desenvolvido um novo óleo essencial para a perfumaria fina da marca: o óleo essencial de Estoraque, que deu origem à água de banho de estoraque.
A Natura realiza nesse ano uma campanha institucional reforçando os principais diferenciais e a cadeia sustentável da marca.
2009 – Festas populares em destaque
Dando seguimento à vegetalização dos produtos Natura Ekos, em 2009 é a vez de os sabonetes líquidos passarem a ser produzidos com óleos de origem vegetal. Neste ano iniciam-se os movimentos de produto inspirados em festas populares brasileiras. Os primeiros itens vêm com as águas de banho: Natura Ekos Festa das Águas e Natura Ekos Água de Banho Cheiro de Moça.
Natura Ekos Festa das Águas veio com duas fragrâncias femininas: flor do mar e encanto das águas, que resgatam e celebram as manifestações culturais em torno das lendárias protetoras das águas, tais como a festa de Iemanjá na Bahia, a de Navegantes no sul do país, entre outras.
Já a linha Natura Ekos Água de Banho Cheiro de Moça Bonita trouxe uma fragrância feminina inspirada na manifestação cultural das festas juninas.
Ainda nos lançamentos, temos os óleos trifásicos de pitanga e maracujá na versão 100 ml – apenas para a região Nordeste do país -; o desenvolvimento de um novo óleo essencial para a perfumaria fina da marca, o óleo essencial de capim limão, que deu origem à água de banho de capim limão, além do sabonete em barra puro vegetal e do chá de banho esfoliante e o relançamento de Natura Ekos Água de Banho Estoraque.
Além disso, todos os frescores da linha Ekos são relançados neste ano, com novas embalagens inspiradas na tradição das garrafas dos mercados populares do país.
A linha Tempos ganha novo conceito e passa a ser chamada de Safra. O primeiro ativo da nova linha é o açaí, que traz óleo trifásico, frescor, sabonete vegetal em barra cremoso, sabonete vegetal em barra lixa esfoliante, polpa hidratante para pernas e pés, manteiga esfoliante para o corpo e kit primeira colheita.
Em 2009, a Natura investe de forma contínua, ao longo de todo o ano, no projeto Globo Amazônia e Edições Verdes dos principais veículos impressos do país, como Veja e Época. Também realiza grande campanha de TV, mídia impressa e amostragem, com foco nos óleos trifásicos.